quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Cão de 24 anos pode bater recorde como o mais velho do mundo

Texto publicado no site http://www.g1.com



O cão chamado "Tio Chi Chi" pode entrar para o Guinness, livro dos recordes, como o mais velho do mundo. Segundo a agência "Barcroft Media", o cachorro teria feito 24 anos no dia 19 de janeiro, equivalente a 168 anos humanos.

"Tio Chi Chi" já teve três donos. Há 15 anos, ele vive com o produtor de cinema Frank Pavich em Nova York, nos EUA. Atualmente, o Guinness reconhece o cão "Sako", de 22 anos, que vive na Austrália, como o mais velho do mundo.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

TRAGÉDIA NO RIO DE JANEIRO - SAIBA COMO AJUDAR AOS ANIMAIS




WSPA coordena auxílio aos animais, vítimas das enchentes na região serrana do Rio de Janeiro

Com a tragédia que assolou a Região Serrana do Rio (Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis), nos últimos dias, e o estado de calamidade na região, a WSPA divulga uma campanha de doação e faz um apelo aos que desejam colaborar no auxílio aos animais, atingidos pelas fortes chuvas que castigaram o local.
Como posso ajudar?
Há duas formas de prestar ajuda neste momento: em dinheiro ou em forma de produto, doando ração e medicamentos veterinários para os animais.



As doações em dinheiro podem ser feitas por depósito em nome de:

Defensores dos Animais
CNPJ: 04.363.242/0001-09
Banco Bradesco Agência: 279-8
Conta-poupança: 172813-0


Apenas essa conta é a oficial, coordenada pela WSPA. Todos os recursos serão empregados na prestação de socorro e prevenção de doenças em prol do bem-estar dos animais.
Caso você queira doar alimento (ração para cães e gatos) e medicamentos veterinários, veja abaixo os endereços para entrega na própria região atingida. A WSPA também fez contato com alguns parceiros para apoio à campanha. O Laboratório Merial doará um lote de vacinas para prevenção da Raiva e Leptospirose, as quais serão encaminhadas para uma clínica veterinária parceira na região de Itaipava. A Pedigree confirmou a doação de 1 (uma) tonelada de ração para cães e gatos.
A WSPA coordena essa ação em apoio aos animais, junto às seguintes ONGs afiliadas: a Defensores dos Animais (Rio de Janeiro), o GAPA (Itaipava) e a AnimaVida (Petrópolis), a Combina (Nova Friburgo) e SOS Animal (Teresópolis), que estão se mobilizando regionalmente, visando minimizar o sofrimento dos animais.

A situação atual é grave

Segunda-feira, dia 17/01, dois especialistas da WSPA internacional chegam ao Rio para visitar o local. A instituição permanece em contato com os parceiros e está realizando um levantamento dos animais afetados para que possam ser socorridos, alimentados e tratados.
A área afetada reúne muitas espécies em abrigos, haras, sítios, além de centenas de animais abandonados nas ruas, cenário agravado pela situação atual das famílias desabrigadas. Segundo o último balanço do governo do Estado do RJ divulgado em 13/01, Petrópolis tem 6.500 desabrigados ou desalojados, e 1.500 casas total ou parcialmente destruídas. Em Teresópolis, são 960 desalojados e 1.280 desabrigados. Em Nova Friburgo, 3.220 desalojados 3.220 e 1.970 desabrigados.
Endereços para entregas de doações na região:
Ração, materiais, medicamentos:


GAPA - Grupo de Assistência e Proteção aos Animais Itaipava
Telefone: (24) 2222-8419

Clínica Bicharada
Estrada União Indústria, 10661, Itaipava/ Petrópolis (RJ) – CEP: 25750-225

ONG Combina (Companhia dos Bichos e da Natureza)
Rua José Eugênio Muller, 36, Centro – CEP: 28610-010 – Friburgo – Rio de Janeiro

Armazém do Gemmal
Estrada União e Indústria, 10.733, Itaipava – CEP: 25750-225
Tel: (24) 2222.0298

FONTE: WSPA

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Cães e Gatos sentem calor?




Os animais domésticos possuem instintos e reações de origem duvidosa, encontre respostas agora mesmo para as perguntas que você sempre fez a si mesmo, como por exemplo, cães e gatos sentem calor? Se sim, como eles se refrescam?

A começar pelos gatos, se os bichanos têm aversão à água significa que não sentem calor? Negativo, eles também sentem quando a temperatura ambiente se eleva. Só que essa raça faz o possível para não se sentir encalorada: optam pelo descanso em ambientes mais frescos (varandas, locais arejados), rolam por superfícies mais gélidas (chão frio, à sombra). E o fato do bichinho não ser chegado à água não significa que sejam sujos. Os felinos costumam lamber o próprio corpo, e dessa forma garantem a higiene pessoal e se sentem mais arejados.

E quanto aos cães, já tocou no focinho do seu animal de estimação? É frio e úmido, como se fosse uma pedra de gelo.

Cachorros não conseguem transpirar como nós. A função de expelir suor está em equilibrar a temperatura corpórea e eliminar fluidos (toxinas) do organismo. Os cães utilizam de outra técnica para atingir os mesmos objetivos, eles ofegam constantemente, ou seja, respiram bem rápido e garantem uma maior evaporação dos fluídos pelo nariz. Aquelas gotinhas, que deixem o nariz do cão úmido e frio, nada mais são do que seu próprio suor, e assim eles promovem a perda de calor pelo corpo.

Mais informações no link abaixo:

http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=calor.htm