sexta-feira, 5 de março de 2010

Conhecendo Tudo Sobre as Raças de Cães Mundiais / 1º Post: Labrador


E para começar a série de Raças de Cães Mundiais, irei divulgando aos poucos informações e curiosidades sobre algumas raças de cães. O intuito desta série é fornecer aos proprietários informações curiosas sobre os seus animais, assim como guiar algumas pessoas na decisão de qual a melhor raça de cão para se criar, ou qual a raça que convive muito bem com crianças, ou qual a melhor raça para guarda etc.


Acredita-se que esta raça, apesar do nome de “Labrador”(uma província do Canadá), seja originária da ilha canadense de Terra-nova (a mesma ilha de origem do cão Terra-nova). Esta ilha, ricas em recursos pesqueiros teria atraido vários colonos europeus interessados em explorar suas águas, estes colonos por sua vez teriam levado consigo seus cães, ancestrais do labrador retiever de hoje. Se estes cães, que ajudavam na pesca, eram nativos das Américas, da própria ilha ou talvez da parte continental vindo daí o nome de labrador, ou se teriam sido trazidos da Europa, não se sabe com certeza, mas o ambiente inóspito de Terra-nova, a grande atividade de exploração do mar e o emprego destes cães como auxiliares em barcos pesqueiros ajudaram a moldar o labrador de hoje. Alguns acreditam que a raça se manteve pura desde de seus ancestrais canadenses, outros sustentam que, depois de sua introdução na Grã-Bretanha, eles teriam sido misturados com outras raças , especialmente o pointer.
Mais tarde, no século XIX, estes cães teriam sido vistos pelo 2º Conde de Malmesbury que ficou impressionado com a raça, importanto alguns para a Inglaterra. Uma vez na Inglaterra a atividade pesqueira foi substituida pela caça esportiva. A grande inteligência do labrador, seu olfato apurado e “boca macia” (segura e carrega as aves abatidas pelos caçadores sem danificá-las, nem a carne, nem as penas) fizeram dele um dos melhores retrievers conhecidos. É especialista em caçar aves, principalmente em regiões pantanosas, onde sua habilidade como nadador se mostra de grande valia na hora de recolher a caça que caiu na água.
A raça, devido a sua grande adestrabilidade (ocupa a 7ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren) se tornou uma das raças mais utilizadas como cães-guia no mundo, além disso, seu olfato apurado faz dele um bom rastreador, treinado para encontrar drogas e um bom cão de salvamento, treinado para encontrar pessoas soterradas em todo o mundo.
Seu temperamento equilibrado e paciente fizeram dele um grande cão de companhia cuja popularidade não para de crescer. É alegre e adora crianças, sendo um excelente cão para famílias. Esta raça precisa de muito exercício e distração ou pode desenvolver problemas comportamentais e se tornar destrutivo. Este cão adora a companhia das pessoas e não gosta de ser deixado sozinho.
Os donos devem escovar o pêlo deste cão com certa regularidade, pois, apesar de curto, o pêlo é duplo e muito denso. O dono também deve manter uma higiene regular nas orelhas e vigiar a alimentação do labrador.
Esta raça pode estar sujeita a alguns males de origem hereditária, tais como tendência à obesidade, displasia coxo femural, atrofia progressiva da retina e catarata. Os futuros donos não devem se deixar assustar pelos problemas de saúde que a raça pode apresentar, pois todos eles podem ser evitados com uma boa escolha do filhote e dos pais da ninhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado pelo seu Comentário... continue sempre comentando.... Até mais!