sexta-feira, 5 de março de 2010

Conhecendo Tudo Sobre as Raças de Cães Mundiais / 2º Post: Pinscher


Existem duas variedades de pinscher, o pinscher médio e o zwergpinscher ou pinscher anão. Atualmente a variedade de tamanho médio está quase extinta e há quem já a considere extinta. Pouca coisa se sabe a respeito da origem dos pinschers, contudo sabe-se que são originários da Alemanha e que a variedade média é anterior ao pinscher anão e que esteve presente na formação de diversas outras raças alemãs, dentre as quais o doberman. Atulmente o doberman e os pinschers ainda guardam muitas semelhanças físicas e algumas semelhanas comportamentais, especialmente a grande coragem. Criadores de pinschers frequentemente dizem que seus cães “pensam que são dobermans“.
A palavra pinscher, em alemão, significa mordedor, referente a forma brava com que estes cães abocanhavam seus inimigos, fossem eles ratos ou intrusos. O pinscher é conhecido por sua coragem, é como se ele no tivesse noção do próprio tamanho. Um pinscher pode enfretar inimigos muito maiores que ele sem se intimidar nem por um momento. É considerada a menor raça de cão de guarda reconhecida do mundo.
Sua popularidade cresceu muito no mundo todo, principalmente a partir do começo do século XX. No Brasil esta popularidade fez surgirem diversas variedades a venda com os nomes de pinscher 1, 2, 3 e até mesmo pinscher 0. Esses “tipos” de pinscher não existem e foram inventados no Brasil com o intuito de vender filhotes para pessoas que não conheciam bem a raça. Além disso esses cães fizeram a fama do pinscher no Brasil como um cão nervoso e neurótico, quando o verdadeiro pinscher deve ter um temperamento bem equilibrado.
Além de sua grande coragem e destemor, o pinscher é vigilante e alerta sendo um bom cão de guarda de alarme. Leal a sua família, gosta de crianças mas não é muito paciente com elas, não sendo a melhor opção para casas com crianças pequenas. É territorial e passional, deve ser bem educado com paciência para não se tornar possessivo demais. É uma raça inteligente, mas um pouco teimosa e insistente, mas mesmo assim disposta a aprender (37º colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren). É provável que persiga outros a animais domesticoscomo hamsters e gatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado pelo seu Comentário... continue sempre comentando.... Até mais!