quinta-feira, 3 de junho de 2010

Frioooooo... Caminha para os nossos amiguinhos?! Quais cuidados devemos tomar?!


Texto Publicado originalmente no site http://www.bitcao.com.br, escrito por Cláudia Pizzolatto.

Você já viu o seu amiguinho dormindo? Às vezes ele se remexe todo, estica as patinhas, dá pequenos latidos abafados, se sacode. Nestas horas, provavelmente, você já se perguntou: Com o que será que ele está sonhando?
Bem, ele pode estar sonhando como seria bom ter uma cama bem melhor do que a que ele tem hoje!
Qualquer cantinho serve para um cachorro dormir, certo? Qualquer paninho no chão, ou qualquer caminha já tá mais do que ótimo, não é? Na verdade não.
Se você já parou para observar seu peludo na hora que ele quer deitar já deve ter notado que ele tem alguns hábitos "esquisitos". Normalmente os peludos começam cavando o lugar onde querem deitar. É um tal de puxa pra cá, ajeita pra lá, empurra com o focinho para acolá...
Depois de muito ajeitar (e para nós parece que ele só fez bagunça até agora) está na hora de ficar rodando em volta de si mesmo por uma dezena de vezes. A esta hora você já deve está se perguntando: se ajeitou tanto o canto para deitar, por que não deita logo?
Ah! Mas não é simples assim... tem que rodar mais um pouquinho!
Finalmente o peludo deita. A princípio parece uma rosquinha. Se estiver frio ele vai continuar enroscadinho, mas se estiver quente ele vai acabar se esticando todo (alguns chegam a virar de barriga para cima) e depois de alguns minutos vai acabar mudando de lugar.
Todo este "balé" para deitar está ligado aos instintos primitivos dos nossos peludos. Coisa vinda do tempo em que eles ainda dormiam ao relento, no meio do mato.
Eles cavam e ajeitam o chão para limpar a área onde vão deitar. Retiram assim os gravetos e pedrinhas que podem machucar, acabam analisando o terreno para "ver" se não tem nenhum formigueiro ou bichinhos que podem acabar machucando. Afofam o solo para ter mais conforto, inclusive térmico. Se estiver muito quente, cavando o peludo acaba encontrando uma camada de terra mais fresquinha por baixo da superfície. Se estiver frio ele pode fazer uma "bordinha" em volta do seu leito, ajudando assim a manter a temperatura do próprio corpo.
Aquele monte de rodadinhas serve para se assegurar de que ele está encontrando a melhor posição para deitar, levando em consideração até as correntes de vento. Na natureza estar com o focinho e as orelhas virados para onde chegam os cheiros e os sons chegam mais facilmente é uma forma de estar mais preparado para surpresas desagradáveis, como a chegada de uma possível ameaça.
Então, já deu para ter uma idéia de como a caminha e o lugar onde ela está posicionada é tão importante para o conforto do nosso amigão?
Os mesmos instintos que fazem com que o nosso peludo demore tanto tempo arranjando um lugar para dormir é que faz com que ele também goste de dormir em lugares altos como sofás, camas e poltronas. Além de dar uma "visibilidade" maior do seu território, dormir na parte mais alta do terreno também confere status de liderança para os peludos, dentro da sua matilha. Faz com que ele prefira dormir encostado na gente, a menos que esteja muito quente, e também faz com que o peludo procure tocas debaixo dos móveis quando ele quer dormir mais sossegado e relaxado.

Por que comprar uma caminha para nossos amigos???

Uma cama tem aspectos importantes para um cachorro, que vão além do conforto físico que o nosso colchão e o nosso travesseiro nos proporcionam. A melhor razão para se comprar uma caminha de cachorro é dar ao peludo um espaço só seu, confortável e seguro. A cama é seu porto seguro, seu elo de ligação com o conhecido e estável. Os filhotes se sentem mais protegidos e aconchegados quando possuem uma caminha adequada para o tamanho deles.
Os cães mais velhinhos vão encontrar conforto, ficando mais abrigados e em contato com uma superfície mais macia e menos dura nas articulações já doloridas pela idade. Os que já perderam ou estão perdendo a visão se sentem reconfortados em ter um cantinho gravado em sua memória pelo cheiro e pela textura já tão conhecidos.
Os peludos de todas as idades vão apreciar ter um espaço gostoso e quietinho, onde eles possam se recolher e tirar uma soneca sem serem incomodados.
Mesmo que o seu cachorro possa dormir no sofá ou na sua cama (o que sem dúvida ele adora), também vai gostar de ter uma caminha que vai com ele para perto de você, seja no quarto de televisão, no escritório ou um cantinho da cozinha.
No caso dos peludos que costumam viajar, ter uma caminha que lhe acompanha é como ter um pedacinho de casa sempre por perto. Já imaginou como seria bom se você pudesse carregar a sua própria cama para onde quer que você fosse dormir?

Em Termos práticos, uma cama para cães deve fornecer:

Proteção térmica para abrigar o peludo do frio do inverno, ou para ajudar a mantê-lo mais fresco no verão. Este é um aspecto importantíssimo para os cães que dormem do lado de fora da casa, seja no quintal, na varanda, ou na garagem.

Um cantinho especial, onde ele possa relaxar completamente, se sentir seguro e tranqüilo, sem que ele leve “bronca” pro estar sujando o sofá, soltando pelo na cama, ou que está no meio do caminho. Um lugar que ele possa se acomodar e se sentir confortável, mesmo quando não está se sentindo muito bem fisicamente, ou quando está assustado. Ter uma caminha só sua ajuda muito a reduzir o estresse do animal.

Conforto físico especialmente para cães que estão se recuperando de alguma doença, cirurgia, ou para os mais velhinhos que já começam a ter dores nas articulações. Um cachorro acostumado a dormir em sua cama tem ainda a vantagem de correr menos riscos de se machucar pulando de móveis que são muito altos para eles (raças de pequeno porte chegam a quebrar ossos quando caem dos sofás ou das camas de seus donos).

Onde colocar as camas?

Observe onde o seu peludo gosta de deitar naturalmente. É bem provável que ele esteja sempre perto de você e da família, mas não diretamente no meio do caminho (se bem que, aparentemente, quanto maior o cão, mais ele gosta de deitar exatamente onde todo mundo passa).
Ele gosta de ficar de uma tal maneira que pode ver a maioria das portas por onde as pessoas passam, com as costas viradas para uma parede. O peludo também deve preferir ficar em um lugar bem fresquinho, mas que possa bater um pouquinho de sol da manhã e longe das correntes de ar muito fortes.
Se você já encontrou um lugar na sua casa com estas qualidades este é o lugar para colocar a cama do peludo. Se ainda não encontrou é só ficar de olho do peludão que ele vai lhe mostrar.
Se o seu cão pode ficar perto de você dentro de casa, uma boa idéia é ter umas caminhas extras, colocadas nos cômodos onde vocês mais gostam de ficar juntinhos.
Nunca é demais lembrar que Os cães são animais extremamente orientados para o convívio em grupo. São, por instinto, animais que vivem em matilhas e precisam da companhia e da proteção uns dos outros. Por isso é tão importante que seu cão possa passar a maior parte do tempo com você e sua família, principalmente na hora em que todos vão dormir.
Tem também a dica de nunca colocar a caminha perto de onde o peludo faz xixi e cocô (ou de onde você quer que ele faça xixi e cocô). Os cães, por instinto tentam não fazer suas necessidades perto de onde eles comem ou dormem. Colocar a caminha perto da área de banheiro irá deixar o cãozinho muito confuso e desorientado.

Ah! Então é ótimo deixar o peludo dormir na minha cama?

Nem sempre!

Na grande maioria das vezes nós recomendamos que os donos deixem seus cães, e principalmente os filhotes, dormirem no quarto, pertinho da matilha, mas não necessariamente na cama. Tem muita gente que deixa o peludo dividir o espaço da própria cama. Com direito a lençol limpinho e tudo. Se o peludo se comporta e não demonstra sinais de agressividade, dominância ou proteção em relação à cama ou dos donos, tudo bem. Mas nem sempre é assim.
Existem donos que têm um problema grave com seus peludos quando estes estão na cama. É só tentar tirar o cão da cama, ou até mesmo só de encostar, e ele já quer morder. É claro que estes cães não podem ficar na cama. Eles precisam merecer este privilégio, que deve ser conquistado através da obediência e da submissão aos donos no plano hierárquico da matilha.
Alguns cães chegam a ser tão agressivos e dominantes que a eles não deve ser permitido nem entrar no quarto. Um portãozinho deve ser instalado para que o cão seja mantido na porta, do lado de fora, mas sem ser totalmente isolado. Outros ainda devem ser privados temporariamente da sua própria caminha, até que eles aprendam a conviver com seus donos e que aprendam também que ter uma caminha e conforto é um privilégio concedido pelos líderes, e não um direito adquirido pelo peludo.
Se você tem um filhote nosso conselho é que você deixe que ele durma no quarto, com a família, mas na sua própria caminha. Se você não se importa que ele durma na sua cama, e na verdade até gosta da companhia do peludo, esquentando os seus pés, pelo menos espere até ele ter 1 ano de idade antes de dar esta permissão.
Acontece é que entre 8 meses e 1 ano de idade é que o filhote começa a demonstrar os primeiros sinais de dominância e a testar a autoridade de seus donos. Esperando este prazo de “carência” você vai ter tempo para educar seu filhote adequadamente e também de observar o comportamento dele.
Se for obediente e cordato pode subir na cama. Se for pestinha e malcriado fica sem poder subir na cama e assim evita-se uma série de problemas maiores. É muito mais fácil prevenir do que tentar tirar o peludo de cima da cama depois. Sem esquecer que filhotes crescem e podem incomodar bastante na hora de dormir. Até hoje não entendi porque eles “PRECISAM” dormir atravessados, ocupando o maior espaço possível, e de preferência prendendo toda a coberta? Com o seu filhote crescidinho fica bem mais fácil avaliar se você quer realmente dividir seu leito com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado pelo seu Comentário... continue sempre comentando.... Até mais!