sábado, 26 de junho de 2010

Miíases

Texto Extraído do site http://www.greepet.vet.br, escrito por Fátima Borges.




Para quem não sabe o que é miíase, vou dar seu sinônimo para facilitar, “bicheira”.

Miíase ou bicheira é a proliferação de larvas de moscas em tecidos vivos.

Patologia causada quando a “mosca varejeira ou mosca verde” pousa sobre um ferimento de um animal depositando dezenas de ovos que irão eclodir, transformando-se em inúmeras larvas que se alimentarão de tecido vivo (miíase cutânea) e, que se não forem exterminadas com rapidez, logo, logo, irão cavar verdadeiras galerias sob a pele causando lesões e um incômodo muito grande ao animal, (isto em qualquer animal).

As lesões, quando não tratadas, vão tão profundamente que chegam a atravessar a musculatura do animal, atingindo órgãos vizinhos transformando-se em miíase cavitária. Imagine o que não sente um animal neste estado?

As larvas das moscas também podem se proliferar em tecidos não lesados, quando a pele do animal apresenta dermatites exsudativas ( produzem líquidos) mantendo o local úmido.

Também se proliferam em animais que vivem em locais anti-higiênicos, cujos pêlos estejam sempre molhados por urina ou fezes.

Uma das maneiras de se evitar que o animal venha a ter miíase é mantê-lo sempre em locais higiênicos e ter seus ferimentos (caso os tenha), por menor que sejam, tratados e protegidos de moscas.

No caso de gatos, é muito importante castrar, não só a fêmea como também e, principalmente, os machos, pois na luta pelas fêmeas e /ou marcação de territórios, os felinos adquirem ferimentos, por vezes, imperceptíveis, mas que com muita facilidade chegam a miíase.

Se você perceber que seu animal anda lambendo muito uma área determinada do corpo, cuidado! Pode ser o primeiro sinal, esteja alerta e vá observar, pois a miíase é fácil de detectar, cheira mal além de deixar um pequeno orifício na pele.

Daí, o melhor a fazer, é procurar imediatamente um veterinário para que seu animalzinho não acabe como os gatinhos e cãezinhos abandonados.

É muito fácil encontrar animais com miíase, basta dar uma pequena volta pelos grandes centros urbanos, onde a maioria dos animais abandonados, mortos de fome, acabam brigando por qualquer alimento que apareça, ocasionando ferimentos que, não tratados, facilitam o surgimento das bicheiras.

4 comentários:

  1. Oi Hadassa! Bom, primeiramente você deve encaminhar seu animal o mais breve que puder a um médico veterinário, ele saberá melhor o tratamento do problema do seu cão. Digo isso porque é muito perigoso você, por exemplo, dar remédios a seu animal em doses erradas, ou até mesmo remédios que não podem ser dado àquela raça. Mas o tratamento se resume praticamente em retirada das larvas, curativo, administração endectocida oral, antibiótico e analgésico. O antinflamatório fica a critério do veterinário prescrever ou não! Obrigado pelo comentário! Abração

    ResponderExcluir
  2. achei um sagui no quintal de casa moro em chacara mais n sei oq fazer acho que era de alguem porq estava enrolado em panos estou muito preocupada ele n estava bem e ainda nao esta estava com bichos tipo beronha em todo o rabo e entrando nele , dai tirei e passei um remedio de spray nao sei se fiz bem mais fiz... so que eu notei que ele nao esta andando ... meche os pes mais nao anda nao sei oque faço . sera que devo abandonalo ? n sei oq devo fazer e aqui omde moro nao tem vet para esses animais oq devo fazer ??? oq de dar?

    ResponderExcluir

Muito Obrigado pelo seu Comentário... continue sempre comentando.... Até mais!