quinta-feira, 15 de julho de 2010

Amor pelos animais não basta para ser um bom veterinário

Texto Original publicado no site http://www.g1.com.br em 14/08/2007.

Segundo profissionais ouvidos pelo G1, o trabalho do veterinário é mais amplo.
São quatro grandes áreas de atuação.


Você sente um amor incondicional por seu animalzinho de estimação e por isso acredita que a profissão mais adequada é ser médico veterinário, certo? Não, errado. E é errado porque só o amor pelos animais não basta para a formação completa de um médico veterinário. Aliás, pode até atrapalhar.

Segundo especialistas, a medicina veterinária é a ciência que trata dos animais, mas vai muito adiante: ela se dedica à prevenção, ao controle, erradicação e tratamento das doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais, além da ciência que promove o controle da qualidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano.



"Gostar de animais é um pré-requisito para a pessoa se tornar um bom profissional, mas não é o único. O médico veterinário tem um leque de atuação muito extenso. E às vezes, quem só gosta de animais, pode sofrer quando se encontrar em uma situação delicada, como uma em que será preciso sacrificar o animal", disse o professor Renato César Sacchetto Tôrres, vice-diretor da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A mesma opinião é compartilhada pelo professor Gilson Hélio Toniollo, coordenador de um dos três cursos de medicina veterinária da Universidade Estadual Paulista (Unesp). "É claro que o veterinário tem que gostar de animais, só que o médico veterinário vai muito além disso. Não dá para um adolescente entrar faculdade porque tem um cachorrinho de estimação e por isso acha que vai cuidar de animais. Tive alunos que viram sangue e saíram chorando da sala de aula", afirmou o professor.

QUATRO GRANDES ÁREAS DE ATUAÇÃO

Por exigência do Ministério da Educação (MEC), todos os cursos de medicina veterinária do país - ao todo são 129 cursos, segundo a última divulgação do MEC - promovem uma formação generalista para o aluno, que deve sair da faculdade com o mínimo de conhecimento em todas as áreas que um médico veterinário pode atuar.

Segundo os professores ouvidos pelo G1, as disciplinas são obrigatórias e o percentual de desistência nos cursos de medicina veterinária é quase nulo. São quatro as grandes áreas de atuação:

Medicina e cirurgia: Destinada para os profissionais que querem se dedicar ao atendimento médico e cirúrgico para animais de pequeno e de grande porte. Seria o médico veterinário "tradicional", que atua em clínicas e hospitais.

Inspeção de produtos de origem animal: Área destinada para médicos veterinários que serão responsáveis pela avaliação e inspeção de produtos de origem animal - como leite e seus derivados, carnes, ovos, etc - que serão comercializados para consumo humano. O médico veterinário é o único profissional capacitado para garantir a qualidade e a segurança desses produtos.

Medicina veterinária preventiva: Destinada para os profissionais que vão dedicar os seus estudos à pesquisa e à produção de novas vacinas para erradicação de doenças provocadas pelos animais, como leptospirose, hantavirose etc. É uma das áreas de atuação voltada para a saúde pública.

Produção: Área em que os médicos veterinários vão trabalhar na criação de bovinos para corte, para produção de leite, de aves para corte, suínos, coelhos, ovelhas e caprinos para abate, além da criação de peixes. É uma área muito abrangente que envolve o agronegócio.



O CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Normalmente, o curso de medicina veterinária é dividido da seguinte maneira: disciplinas básicas nos primeiros três semestres do curso e disciplinas profissionalizantes - que podem ou não incluir o estágio supervisionado obrigatório - nos demais meses de estudo.

Nos primeiros anos os alunos terão matérias como bioquímica, biofísica, anatomia, citologia, histologia, farmacologia, parasitologia, São as disciplinas consideradas básicas para o entendimento do curso.

O restante das matérias são mais profissionalizantes, onde o aluno terá contato com disciplinas mais aplicadas, como patologia dos animais, técnicas cirúrgicas de animais de pequeno, médio ou grande porte, aulas de química fisiológica, clínica de caninos e felinos, principais doenças dos animais, disciplinas de corte e produção de leite, entre outras. "O aluno vai ter a noção perfeita, por exemplo, de como é feito o parto de um animal de grande porte", disse o professor Toniollo.

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. sou dayane tenhu 15 anos acho essa profissao muito interessante e importante.Sonho em ser veterinaria.Gostaria de saber se essa profissao é tambem muito complicada?

    ResponderExcluir
  3. Olá adorei sua pastagem e saiba que meu grande sonho e me torna uma veterinária, a pergunta que eu gostaria de fazer qual melhor procedimento para minha gata não engravidar o que vocês sugerem pra mim?

    ResponderExcluir
  4. Olá Nany! Muito bom você ter vontade de ser médica veterinária! Saiba que é muito gratificante podermos ajudar aos animais, seres estes na minha opinião, uma dádiva de Deus! Complicada acho que toda profissão é, mas no final das contas, o lado positivo supera o negativo. Na minha opinião, não basta escolhermos uma profissão pensando em valores de salários etc, temos que gostar daquilo que fazemos. E cabe ressaltar que o mercado da medicina veterinária é muito amplo, podendo o médico veterinário trabalhar em diversos locais. Até mais!

    ResponderExcluir
  5. Oi Tathyana! Muito bom saber que futuramente você será uma colega de profissão! Fico muito feliz. Não deixe de batalhar para que este sonho se torne realidade. Existem muitos produtos no mercado usados como anticocepcionais. São todos produtos a base de hormônios. Eu, particulamente, NÃO RECOMENDO O USO DE ANTICOCEPCIONAIS. Muitos dos casos de piometra (inflamação uterina) ocorre devido o uso destes medicamentos. Outro problema que vem sendo também bastante associado ao uso de anticocepcionais são os tumores de mama. Esses, por sinal, são mais graves! Ou seja, diante de todos estes problemas, NÃO RECOMENDO O USO destes medicamentos. A melhor solução é a castração!!! Converse melhor com um médico veterinário, após este avaliar sua gatinha, se a castração pode ser realizada. Até mais!!!

    ResponderExcluir
  6. qundo eu crecer e meu maior sonho ser veterinaria pq amo animais...ass evelyn

    ResponderExcluir
  7. Oi Evelyn! Isso aê, não desista de seus sonhos nunca! Lute e persista para que eles sejam alcançados! Até mais.

    ResponderExcluir
  8. Olá Pablyne e Davi. Muito obrigado pelo
    comentário!!! Realmente é muito prazeroso
    a gente ver um paciente se reestabelecendo!!!
    É mto gratificante. Abraços

    ResponderExcluir

Muito Obrigado pelo seu Comentário... continue sempre comentando.... Até mais!