quinta-feira, 15 de julho de 2010

Méd.Veterinário: Ele precisa estar à disposição para qualquer emergência, dia e noite e tem que ter muito jogo de cintura para lidar com os pacientes.

Texto original publicado no site http://www.g1.com.br em 05/09/2005.

Imagine, por exemplo, um chimpanzé pra lá de genioso ou um leão carente de dar dó. É a profissão de médico veterinário, especializado em socorrer animais silvestres. Um trabalho puxado, mas pode ser uma profissão pra lá de gratificante.
Uma caminhada leve pela manhã. Coisa pouca , porque o médico veterinário não tem muito tempo para o lazer. No máximo, uma paradinha pra brincar com um cachorro e sempre acompanhado de dois celulares e um bip para as emergências. “Sempre com os aparelhos na mão, que não tem como desligar e daqui a gente corre pro consultório”, diz André Maia.

A profissão, diz ele, exige muita dedicação. Depois de cinco anos de curso superior, o estudo deve ser contínuo. “É uma área que sempre está caminhando para a atualização e o inglês é fundamental pra isso.”
André já tem um consultório, onde cuida de animais silvestres, mas também trabalha num zoológico em Niterói, RJ. Com um quati nos ombros, ele dá a dica do que considera mais importe para quem pretende seguir essa carreira. “Tem que ter muito amor e carinho pelos animais. Se alguém está fazendo veterinária ou quer fazer porque acha bonitinho, que os bichos são fofinhos, esquece, porque o cocô é fedorento, o xixi também, requer um sacrifício que, se não gostar, não vai fazer.”
André está cuidando de dois miquinhos recém-nascidos, que ficaram órfãos no Rio de Janeiro. Mamadeira de duas em duas horas. Mesmo de madrugada. “A gente compara muito com pediatra. Os clientes vão desenvolvento loca afetivo com você e se tornam amigos, então ligam de madrugada.”
Nesta profissão também há perigos, Há necessidade de ter muito cuidado, porque alem de cuidar de bichinhos bonitinhos, que toda criança gosta, o médico veterinário também precisa cuidar de animais perigosos: jacaré, leão, cobra.
O chimpanzé brinca, parece inofensivo, mas tem muita força. “Esse chimpanzé quase me arrancou um dedo, um tigre já fez alguns furinhos no meu braço, uma onça já pegou minha perna, porco-espinho já cravou espinhos na minha canela. É uma profissão arriscada. Todo mundo questiona isso, inclusive minha mãe.”


Quanto recebe um médico veterinário? Pra começar, o piso é de seis salários mínimos. Quem trabalha em consultório particular pode ganhar mais de R$ 3 mil. Há vários ramos nessa profissão. “Desde a inspeção sanitária, ou seja, tudo que entra de produto de origem animal cabe ao veterinário a inspeção. Pode trabalhar na área de fiscalização, perícia, área clinica, que se divide em grandes animais, pequenos animais e animais silvestres.”
Para André, o mais difícil é se despedir dos bichinhos quando eles ficam bons. “É a parte chata da profissão. Você se apega ao animal, ele te conhece e você depois tem que devolver ele pra natureza.”

5 comentários:

  1. Oi meu nome é Rebeca e eu estudo medicina veterinária na Universidade Estadual de Santa Cruz Itabuna/Ilheus-BA sou 5º semestre... Eu sempre adorei os bichos e fazer med.veterinaria pra mim é o máximo!!
    Mas na minha faculdade nos quase não lidamos com animais silvestres ( que é a área que eu pretendo seguir),eu gostaria saber de você o que eu poderia fazer pra aprender mais sobre esses animais,tipo especialização ou coisa assim...
    meu sonho mesmo era trabalhar em um zoológico,acho lindo e correria os riscos bem feliz se tivesse oportunidade.
    Obriga,até logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeca...que legal!!! Te desejo toda sorte do mundo na veterinária... Então, animal silvestres não é muito o meu forte...aqui no Rio onde me formei, UFRRJ, até tem um setor de silvestres, CETAS, mas não cheguei a frequentar o mesmo. Mas a dica que te dou é pesquisar sobre o assunto e ver onde é melhor o campo e se tiver que mudar de cidade, estado, por exemplo, não tenha dúvida...vá até o seu sonho! Abração

      Excluir
  2. Estou no 3 ano do ensino médio e pretendo seguir a carreira de medicina veterinária, esse texto foi bastante esclarecedor e já não me resta dúvidas sobre isso, tenho muito amor pelos animais e curiosidade para conhecer todas as espécies, e estou disposta a dedicar a minha vida por amor a eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte Tayane... Não desista dos seus sonhos. Abraços.

      Excluir
  3. Olá Dr.! Tudo bem? Dr. tenho um gato de 2 anos e este era um gatinho saudável, ate uma uns 10 dias atrás quando este levou uma mordida de outro gato no cara e esta mordida inflamou criando bastante pus,mais esta sarou rápido quando descobrimos e a tratamos, mais logo depois surgiu um fato interessante, o gatinho começou a ficar triste pelos cantos, já não tinha a mesma mobilidade para saltar e bebendo muita água e a barriguinha dele começou a inchar. Foi então que decidi leva-lo ao veterinário onde foi feito um exame imediato de sangue que apresentou a tal doença chamada Felv. Começou então o tratamento e Dr. disse que seria necessário fazer um ultrasson para verificar o liquido que havia na barriguinha dele. Pois bem!.Foi feito o exame e o Dr. disse que não era PIV, e sim que a barriguinha dele estava inchada por causa da infecção e receitou predmisona e metramidazol. Ele respira normalmente, come e bebe água, mas a barriguinha não desincha. Estou preocupado porque ele continua tristinho pelos cantos e com dificuldades para dormir e saltar por causa da barriguinha. Será que o problema dele é grave o Dr. não quis me falar?

    ResponderExcluir

Muito Obrigado pelo seu Comentário... continue sempre comentando.... Até mais!