Aqui você encontrará Dicas, informações e curiosidades sobre medicina veterinária! Aqui é o seu canal de troca de idéias sobre assuntos. Espero contar com a colaboração dos interessados sobre os assuntos! Dúvidas, opiniões e críticas serão sempre bem-vindos!
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Cinomose
A cinomose é uma doença altamente contagiosa provocada pelo vírus CDV (Canine Distemper Virus) ou Vírus da Cinomose Canina (VCC), da família PARAMYXOVIRIDAE, que atinge animais da família canidae, mustelidae, mephitidae e procyonidae, principalmente os cães jovens, mas animais idosos também podem se contaminar se não forem vacinados. Ela degenera os envoltórios lipídicos que envolvem os axônios dos neurônios, conhecidos como baínha de mielina e juntamente com essa doença, aparecem infecções causadas por bactérias. O vírus da cinomose pode sobreviver por muito tempo em ambiente seco e frio, mas é muito sensível ao calor, luz solar e desinfetantes comuns. Os sinais clínicos, duração e gravidade da doença irão depender de alguns fatores tais como: imunidade do animal, virulência da cepa, órgãos afetados pelo vírus entre outros. Os sinais clínicos podem ou não seguir uma cronologia. A transmissão da cinomose acontece por contato direto (via digestiva) através de fômites ou pelas vias respiratórias, geralmente por secreções do nariz e boca de animais infectados (espirros e gotículas que saem do nariz quando se respira). Após o animal ser infectado pelo vírus da cinomose, ocorre o período de incubação do vírus (digamos que seja o período que ocorre entre o vírus entrar no corpo e o corpo começar a manifestar os sintomas da doença) que pode variar de 3 a 6 dias , podendo chegar até 15 dias. Depois desse período, o animal pode apresentar febre com temperaturas de até 41ºC, perda de apetite, corrimento ocular e nasal por maios ou menos 1 a 2 dias. Começam a surgir então os sinais e sintomas típicos da cinomose, dependendo da resposta imunitária do animal. Pode haver sintomas digestivos (diarréia e vômito), respiratórios (corrimento nasal e ocular) ou nervosos ( tiques nervosos, convulsões, paralisias, etc) ou haver associação deles, mas o animal pode vir a óbito mesmo tendo desenvolvido apenas uma das fases da doença ou sobreviver desenvolvendo todas, vai depender da resposta imunológica do mesmo. O tecido interno dos pulmões quando se inflama sob ação do vírus, determina a ocorrência da pneumonia, o mesmo ocorrendo com o revestimento mucoso do estômago e do intestino, causando gastrite e enterite. Ocorrendo inflamação das meninges,o animal apresentará meningite virótica, apresentando assim sinais clínicos nervosos.
Ressaltando então, a cinomose é uma doença que apresenta diferentes formas clínicas, sendo elas: PULMONAR, NERVOSA, DIGESTIVA, CUTÂNEA.
Além da sintomatologia clínica e do histórico do animal, achados de exames laboratoriais confirmam o diagnóstico da doença. A Histopatologia é uma aliada de peso na confirmação do diagnóstico.
O Tratamento varia bastante. O soro hiperimune é bastante empregado, além de antibióticos de amplo espectro no caombate às infecções secundárias. O tratamento sintomático também é muito importante no combate a por exemplo da gastrite, enterite, conjuntivite causada pela doença.
A prevenção se dá pela vacinação dos filhotes após 15 dias do desmame, por volta do 45º dia de nascido. A fêmea deve ser imunizada antes da cobertura, para que esta passe imunidade aos filhotes recém-nascidos pelo colostro e leite. Após a 1ª dose aos 45 dias, mais 2 doses completarão o quadro vacinal do animal contra a cinomose e outras doenças em um intervalo de 30 dias para cada aplicação, sendo necessário um reforço anual da vacinação.
Para aqueles animais que conseguem responder bem ao vírus e sobrevivem, alguns tratamentos alternativos, como a acupuntura e homeopatia, vêm sendo bastante satisfatórios.
A cinomose é uma doença de difícil tratamento e a evolução da doença é imprevisível. A melhor solução ainda é a prevenção, ou seja, vacinar corretamente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Meu shih tzu bebê morreu de cinomose com 2 meses. Quanto tempo devo esperar para levar outro animal para a minha casa? O novo cãozinho deve ir com todas as doses de vacinas já tomadas?
ResponderExcluirOi Aninha. É muito complicado a gente estabelecer um período certo para que você adquira um novo animal. O ideal é que pelo menos uns 3 a 4 meses você limpre bastante o local onde este animal que veio a óbito transitava. Você pode usar desinfetantes como o cloro por exemplo.Ó ideal também seria você adquirir outro animal após este ser desmamado, isso por volta dos 30 dias... lembrando que a 1ª vacina deverá ser realizada aos 45 dias. Nesse caso, até recomendo que a vacina seja antecipada para 40 dias, sem problema algum. Tente realizar todas as vacinas corretamente. Até mais!
ResponderExcluiroiee perdi meu vira-lata ele tinha 2 messes ele tinha cido resgatado de uma enchente.agora eu me desedi quero descobrir a cura dessa doença terrivel. essa doença é um viros ne? como pega (vem de alguma doença humana)?depois do cachorro pegar essa doença quantos dias de vida ele tem?
ResponderExcluirvaleu!!!
Oi Ronaldo.... como dito no texto acima, a Cinomose é sim uma doneça viral e que infelizmente não há cura. O que costuma-se fazer é dar ao animal uma boa condição de vida... logo, um animal infectado após o tratamento, tem grandes chances de sobreviver por um bom tempo. O ruim são as sequelas, mas exitem tratamentos alternativos para a redução destas. A homeopatia é uma delas. Logo Ronaldo, contra a cinomose a melhor coisa é a prevenção... Não deixe de v]acinar corretamente seus animais... Abraços
ResponderExcluirbom dia,minha cachorrinha tem cinomose, é do tipo cutânea, estamos dando os medicamentos pra ela, percebemos a melhora, mas a febre não passa, a cinomose do tipo cutânea é mais facil de curar? posso dar ibuprofeno pra ela?
ResponderExcluirObrigada
Patricia
Oi Pathy. Bom, a cinomose do tipo cutânea para aqueles que não a conhecem, é a forma mais benigna da doença, quando os sinais comprovados são unicamente na pele (pústulas e vesículas), ou mucosas, aparecendo conjuntivites serosas breves, tendo evolução para cura rápida e sem maiores complicações. Esse tipo de cinomose acomete mais aqueles animais que foram vacinados e por alguma razão a imunidade não lhes foram convenientemente conferida. Com relação a febre Pathy, temos que verificar se realmente está acontecendo no animal este problema... lembrando que nem sempre aquele animal quentinho, ele está assim porque está febril. Cabe ressaltar que a temperatura verificada pelo reto do animal deve se encontrar na faixa de 37,0ºC a 39,0ºC. Não medique seu animal sem que ele tenha passado por uma consulta e que o médico veterinário tenha prescrito o medicamento. Alguns medicamentos são bons para a gente, humanos, NÂO podendo ser benéfico para seus animais! Procure um veterinário sempre em casos de dúvida! Abraço e obrigado pelo seu post.
ResponderExcluiroLÁ BOA TARDE!mINHA CACHORRA TRANSMITIU A CINOMOSE HÁ 3 MESES,HOJE ELA TÁ BEM MAS FICOU COM SEQUELAS,HOJE EU QUERO ADOTAR UM AMERICA COM 6 ANOS,EU GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM PROBLEMA,SE TEM RISCO DO CACHORRO PEGAR A DOENÇA?
ResponderExcluirO ideal seria que qualquer animal que fosse levado para o ambiente onde o vírus já se fez presente é que esse estivesse com as vacinas em dia.
ExcluirMinha cadelinha morreu(sinomose) faz uma semana , queria pegar outra mas esta está com 3 messes e com as 3 vacinas importadas.Será que ela pegara o virus?
ResponderExcluirInfelizmente não existe vacina que confira 100% de proteção, logo seu animal tem chances sim de pegar cinomose. Sendo que a possibilidade é bem menor uma vez que seja vacinado corretamente no prazo e com vacinas de boa qualidade.
ExcluirQuanto tempo a cinomose pode ficar no ambiente?adotei um filhote que estava com cinomose no inicio de 2012,ele acabou morrendo,hoje 31/08/2013 eu trouxe um novo filhote pra casa.Tem algum risco dele pegar cinomose também?! ainda vai tomar a terceira dose da vacina essa semana.
ResponderExcluirAnia, o ideal é que o ambiente sofra as desinfecções necessárias e que vc evite colocar novos animais nesse ambiente pelo menos uns 6 meses. Caso haja a necessidade de colocar animais nesse ambiente, tente pelo menos colocá-lo já com as vacinas realizadas corretamente, pelo menos 2 doses.
Excluirboa tarde tenho uma labradora de 1 ano ela foi vacinada mais mesmo assim pegou a cinomose e ja esta na 3 fase mais ela esta ainda andando queria saber mais quantos dias temos que esperar para saber se ela estara curada ?
ResponderExcluirRose, isso varia bastante, depende mto do organismo de cada animal. O fato de animais pegarem a doença mesmo vacinados são justificados por vacinações incorretas, vacinas nacionais, acondicionamento errôneo das vacinas etc...
ExcluirSábado meu filhote de labrador morreu de cinomose ele estava com, 11 meses e com todas vacinas certinhas levei varias vezes ao veterinário mas nada resolveu e hoje acabei de ter que sacrificar a mãe dele pela mesma doença estou muito triste ela já tinha três para quatro anos .era preta e ele era bege ;eu tratava deles com meus filhos de tanto que amo animais foi o pior inicio de ano da minha vida ate pq dia 09/01/ vai fazer um ano que Deus levou minha Mãezinha é muito sofrimento para mim agora tenho o meu jhony que já esta bem velhinho mas amo muito ele ,sei que tão cedo não quero colocar cachorros no meu quintal sofri muito e estou sofrendo pelas percas ...................
ResponderExcluirPoxa, lamento as perdas... realmente doença mto cruel. Com relação as vacinas, como citado acima, as vacinas nacionais possuem concentrações mais fracas em comparação as vacinas importadas, ou seja,são mais fracas. Sendo assim, o risco dos animais mesmo vacinados contrairem as doenças existe.
Excluirem 2013 pedir um filhotinho por causa da cinomose.
ResponderExcluirminha cachorra ficou gravida no final de 2013.
gostaria de saber se tem risco dos filhotes pegarem cinomose
tem risco ?
e se tiver risco posso fazer oq pra eles não pegarem ?
Oi Karen. Ideal é que vc siga corretamente o protocolo vacinal dos filhotes (nesse blog tem o esquema vacinal) e que mantenha o quintal (ambiente) desinfectado corretamente, usando produtos também citados no texto!
Excluireu acho que os cachorrinhos vão nasce em março
ResponderExcluirOla... perdi meu dashound com tres meses... hostaria de saber se eh preciso passar o produtos em paredes tbm ou soh no chão por onde ele passou?
ResponderExcluirO vírus da cinomose pode sobreviver por muito tempo em ambiente seco e frio, mas é muito sensível ao calor, luz solar e desinfetantes comuns. O vírus é eliminado através de secreções (gotículas). Logo, qto mais eficiente a desinfecção, mais locais desinfectados, melhor!
ExcluirCompramos um cão no pet shop e descobrimos após ele tomar a segunda dose da vacina que ela tinha cinomose! Lutamos pra combater esta doença! Ouve desgaste emocional ao ver todo o sofrimento do cão que veio a óbito! Amo demais os cães só que não quero mais criá-los! Muito triste eu estou!
ResponderExcluirSinto mto Alan... realmente uma doença cruel. Por isso vacinar continua sendo a melhor forma de evitarmos a doença! Abraço
ExcluirMinha cadela, de 7 anos, foi diagnosticada com Cinomose. Tinha todas as vacinas em dia. Apresenta manchas roxas pela pele, como se fossem pancadas, está apática, porém ainda reage a muitos estímulos e tem se alimentado. Está sendo tratada com Arovit, Afectrim, Alcort e Transamin.
ResponderExcluiroii tenho uma pinscher que esta com cinomose e afetou o seu sistema nervoso, levei na veterinaria mas ela me informou que nao conseguirá o remedio do tratamento antes de trinta dias, entao ela me deu algumas vitaminas que servirão para aumentar seu apetite. Os sintomas estao assim: falta de apetite, falta de coordenação motora, e algumas vezes por dia ela grita. Gostaria de saber se ela sente dor,por isso os gritos, se ela aguentará os 30 dias até vir a medicação ou você acredita que se sacrificássemos seria o melhor pra ela? obg
ResponderExcluirOi, Patty.
ExcluirMinha Pinscher tambem contraiu o virus da Cinomose a algumas semanas e seu estado estava muito debilitado, porem tinha apetite. Colocava fraldas nela para ser mais pratico quando a limpasse. O incrivel que achei foi ela, mesmo não podendo andar, continuava um pouco ativa - lutava contra a doença e tentava se levantar. Duas semanas atras, ja não abria muito os olhos e estava muito mole e começou a gemer. Não tive escolha a não ser eutanasiar, pois o estado da doença estava avançado. Creio eu que eles sentem dor sim, depois de algumas semanas com a doença, por isso que minha familia conversou comigo e disseram que a melhor escolha seria sacrifica-la.
O que fiquei com raiva foi a veterinaria não ter visto que ela estava com a doença, ate eu sabia. Os primeiros sintomas foi perda de apetite e de peso. Depois foi criando machucados dentro de suas orelhas e por fim, o corrimento nasal e ocular esverdeada. E logo apos, mesmo perdendo a coordenação motora de seu corpo, não possuia um diagnostico preciso, dizia que "talvez fosse a doença do carrapato". Talvez essa demora fez com que a minha cadela ficasse ainda pior e não ter mais chances de um tratamento.
Abraços.
Letícia, cmg foi o msm,tinha uma dog alemão, e o veterinário nao soube diagnosticar disse q podia ser cinomose e uma outra doença lá, so q a outra nao tinha risco de morte, e oq ele fez, fez eu gastar rios de dinheiro p tratar uma doenca q ela nem estava, voltei la depois de 3 dias o estado dela estava mas grave, continuava com a retina dilatada, com muita remela, tosse, corrisa,febre alta q nunca baixava, vomitos, diarréia e so dormia, e ele nao diagnosticou, qndo voltei no 3 dia ela continuava com esses sintomas e estava tremula e vocalizando e ainda assim ele nao diagnosticou a doença, p mim ele nao foi bom profissional so quis me estorquir,de noite ela comecou a espumar e convulsionar, levei ela em outro local ate pelo hr,fui no pronto socorro no msm dia de noite, e o medico de la ficou indignado como com tantos sintomas o medico passou remedio p dor de barriga, e infelizmente ja estava no sistema neurológico e ela sentia muita dor, tive q aplicar a eutanasia...
ExcluirMuito triste, mas fiquei com ódio do medico veterinário q tem mais de 20 anos de profissao,e nao soube dignosticar uma doenca q mais acomete caes no Brasil!!
Gostaria de saber se a vacina Inomune da INOva é realmente importada?
ResponderExcluirBoa Tarde!
ResponderExcluirMeu cachorrinho faleceu após várias tentativas de tratamento para a doença cinomose. O pior é que ele foi enterrado no quintal da minha casa. Vou poder adotar um cachorrinho novamente?
Desde já agradeço!
Boa Tarde!
ResponderExcluirMeu cachorrinho faleceu após várias tentativas de tratamento para a doença cinomose. O pior é que ele foi enterrado no quintal da minha casa. Vou poder adotar um cachorrinho novamente?
Desde já agradeço!
O meu cachorro sobreviveu a cinomose a quase quatro anos, ficou com sequelas porém nem penso em sacrificá-lo, porém agora quero adotar outro cachorro e a veterinária me disse que o meu cachorro ainda tem o virus da cinomose incubado, agora estou com receio de pegar o outro cãozinho, isso é verdade? O cachorro fica com o vírus o resto da vida?
ResponderExcluirMeu filhote morreu de cinomose ha 20 dias posso criar outro caozinho que ja esta com 7 meses e todas as vacinas
ResponderExcluirMeu filhote morreu de cinomose ha 20 dias posso criar outro caozinho que ja esta com 7 meses e todas as vacinas
ResponderExcluirMeu filhote morreu de cinomose ha 20 dias posso criar outro caozinho que ja esta com 7 meses e todas as vacinas
ResponderExcluirMeu filhote morreu de cinomose ha 20 dias posso criar outro caozinho que ja esta com 7 meses e todas as vacinas
ResponderExcluirboa noite perdie minha cachorra de 2 anos hoje com a doença da cinomose eu gostaria de sabe depois de quanto tempo posso pega outro?
ResponderExcluirMinhas duas cachorras estão com cinomose e já iniciei o tratamento...esse tratamento apenas prolonga a vida delas ou há chance delas eliminarem o virus e voltarem a ser saudáveis?
ResponderExcluirBom dia ,
ResponderExcluirO meu cachorro faleceu com essa doença, tem umas três semanas , a casa já foi toda desinfectadas, com cloro, creolina e até cal passei nas paredes e chão,pois fiquei sabendo que é bom pra combater o vírus, a minha pergunta é o seguinte, posso adotar um outro cãozinho que esteja com todas ou pelo menos duas doses da vacina ? E com idade entre 3 a 7 meses?pega cinomose mesmo assim?
Bom dia ,
ResponderExcluirO meu cachorro faleceu com essa doença, tem umas três semanas , a casa já foi toda desinfectadas, com cloro, creolina e até cal passei nas paredes e chão,pois fiquei sabendo que é bom pra combater o vírus, a minha pergunta é o seguinte, posso adotar um outro cãozinho que esteja com todas ou pelo menos duas doses da vacina ? E com idade entre 3 a 7 meses?pega cinomose mesmo assim?
Bom dia ,
ResponderExcluirO meu cachorro faleceu com essa doença, tem umas três semanas , a casa já foi toda desinfectadas, com cloro, creolina e até cal passei nas paredes e chão,pois fiquei sabendo que é bom pra combater o vírus, a minha pergunta é o seguinte, posso adotar um outro cãozinho que esteja com todas ou pelo menos duas doses da vacina ? E com idade entre 3 a 7 meses?pega cinomose mesmo assim?
Bom dia ,
ResponderExcluirO meu cachorro faleceu com essa doença, tem umas três semanas , a casa já foi toda desinfectadas, com cloro, creolina e até cal passei nas paredes e chão,pois fiquei sabendo que é bom pra combater o vírus, a minha pergunta é o seguinte, posso adotar um outro cãozinho que esteja com todas ou pelo menos duas doses da vacina ? E com idade entre 3 a 7 meses?pega cinomose mesmo assim?
Passei por está E xperiencia esses dias .. minha cachorrinha shitzu. Contraiu a doença .. fizemos transfusão de sangue .. internados ela ... e de nada adiantou .. foi muito sofrimento... mas já tinha um cachorrinho da mesma raça q também contraiu a doença .. estou muito triste e com medo de perder ele também.. já fiz transfusão de sangue nele e comprei os medicamentos .. estou com muita esperança q ele.si recupere...
ResponderExcluirOLÁ, A DUAS SEMANAS PERDI MEU CACHORRO, CONVERSEI COM UMA VETERINÁRIA E ELA DISSE QUE SE A CASA FOSSE DEDETIZADA E O CAO FOSSE JÁ VACINADO EU PODERIA CRIAR OUTRO SEM NENHUM PROBLEMA.. GOSTARIA DE SABER SE É SEGURO?
ResponderExcluirOla, meu vizinho tinha uma cachorra que infelizmente contraiu cinomose e acabou vindo a óbito.
ResponderExcluirEstou querendo adotar um filhote, gostaria de saber se ele corre o risco de contrair a doença??
Se o cachorro adquiriu a doença e sobreviveu, ele pode tomar a vacina contra a cinomose?
ResponderExcluirOlá eu perdi uma cachorrinha faz um mes e alguns dias ele veio a falecer por conta da cinomose ..e apareceu dois anjinho pra mim adotar eles tomaram a primeira vacina eles eram da rua passamos pelo veterinário onde eles fizeram todos exames gracas a deDe não Deu nada entae eles tomaram a vacina ..eles não estão na minha casa ainda eu moro no litoral aqui e é bem quente ...mais gostaria de saber se eu posso adotar eles eu corro risco dele pegar o virví ainda depois que eu fizer toda a limpeza
ResponderExcluir