quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Tirando Dúvidas: O que previne as vacinas óctupla e déctupla?


Muitas pessoas chegam ao consultório achando que apenas a vacinação contra raiva se faz necessária aos animais. Sendo que esta informação NÃO é verdadeira. Além da raiva, existem outras doenças que podem acometer os cães. E como forma de prevenção à estas doenças, existem no mercado pet as vacinas Óctupla ou Déctupla, Vacina para prevenção da Tosse dos Canis etc... E uma dúvida muito comum que surge nos proprietários dos animais é sobre o que as vacinas óctupla ou déctupla protegem, uma vez que estas não imunizam o animal somente contra 1 doença apenas. Então irei falar um pouco sobre vacinas, pois muitas pessoas não sabem a diferença da V8 e V10. Para quem não está habituado a estes termos, a V8 e a V10 são as vacinas conhecidas como polivalente/múltipla/combinada e AMBAS imunizam contra 07 doenças. Muitos dizem que a V10 imuniza contra 10 doenças e a V8 contra 08. No final da leitura deste post você entenderá o porquê ambas as vacinas protegem apenas contra 07 doenças. São elas:

* Cinomose
* Hepatite infecciosa
* Parainfluenza
* Adenovirose
* Coronavirose
* Parvovirose
* Leptospirose

Vamos a uma breve descrição das doenças:

CINOMOSE
Doença viral altamente contagiosa entre cães. De difícil tratamento a cinomose acomete com facilidade cães não imunizados e acaba levando a morte um numero altíssimo de cães sintomáticos. Em geral começa como um resfriado, as vezes o cão acometido apresenta um quadro de diarréia e em seguida acomete o sistema nervoso central, causando falta de coordenação principalmente nos membros posteriores e convulsões. Dos cães que conseguem se curar muitos deles acabam ficando com sequelas para o resto da vida.

HEPATITE INFECCIOSA CANINA
Causada pelo adenovirus tipo 1 é caracterizada por lesões hepáticas que podem causar aumento do fígado, dor, ascite (barriga d água) e icterícia (mucosas amareladas).

ADENOVIRUS TIPO 2 e PARAINFLUENZA
Esses dois agentes virais causam doenças respiratórias que, por si só não seriam muito graves mas, o que geralmente ocorre é uma contaminação secundaria por bactérias podendo tornar o caso bem mais grave evoluindo para uma pneumonia ou broncopneumonia.

CORONAVIROSE
Também causa um quadro de vomito e diarréia, as vezes com sangue, porem em geral mais brando que a parvovirose, podendo se tornar complicado se houver contaminação secundaria por bactérias.

PARVOVIROSE
Virose que acomete principalmente filhotes, em geral causando vomito e diarréia de sangue por alguns dias. Leva a uma profunda desidratação e a morte quando não tratada. Muitos cães, mesmo socorridos a tempo, podem não resistir a doença. No caso de filhotes entre 4 / 12 semanas de idade acometidos pelo vírus de forma sintomática ou não pode causar também miocardite, podendo levar a deficiência aguda do coração.

LEPTOSPIROSE
Estão presentes na vacina 2 sorotipos de leptospirose: L.canicola e L.icterohaemorrhagiae. Os sorotipos não são diferenciados clinicamente, somente em laboratório. A leptospirose é transmitida através da urina do rato podendo causar uma serie de sintomas desde apatia, vomito, icterícia a lesões renais severas e morte.O tratamento deve ser instituído o mais rápido possível e, mesmo tratados a tempo, alguns cães não resistem a doença. Antes de ser vacinado o cão precisa ser avaliado pôr um veterinário para ter certeza que seu organismo esta apto a receber a vacina, alem de veterinários darem carteira de vacinação assinada e uma segurança maior de que a vacina usada é de boa procedência e foi bem acondicionada. Mas, como jogada de marketing, a multinacional fabricante da V10 diz que protege contra mais 2 (duas) doenças, Não é verdade.... A verdade é a seguinte: existem "tipos" diferentes da bactéria que provoca a leptospirose (leptospira).Podemos até fazer uma analogia com as raças caninas - diferentes raças, dentro da espécie canis familiaris; diferentes cepas, dentro da espécie leptospira.

A vacina V8 imuniza contra 2 cepas de leptospira: Leptospira canicola e Leptospira icterohaemorrhagiae.
A vacina V10 imuniza contra 4 cepas de leptospira: Leptospira canicola, Leptospira grippotyphosa, Leptospira icterohaemorrhagiae e Leptospira pomona.

Pode ter surgido uma dúvida ao longo da leitura sobre o que significa CEPA. Cepa é uma variante genética específica de um organismo.

Onde está o engano?
1) Muito dificilmente um cão contrairá leptospirose residindo em zona urbana. A lepto é doença de zona rural, transmitida pela urina de ratos, em paióis de cereais.
2) A imunização contra leptospirose dura apenas 6 meses. Seu veterinário já lhe disse que quando seu cão é vacinado pela V10, ele passa 6 meses "desprotegido" de 04 "doenças"! (na verdade, não são 4 doenças, é 1 doença só). Quem moram em zona urbana, o reforço da vacina se dá anualmente. Caso você resida em zona rural, há uma vacina específica para leptospirose, que deve ser refeita a cada 6 meses - segundo o fabricante.

Espero ter escarecido um pouco sobre as vacinas e doenças.

43 comentários:

  1. tanto faz dar a Óctupla quanto a Déctupla? Ou tem que aplicar as duas ?

    ResponderExcluir
  2. Andrezza, a ótupla e a déctupla protege o animal contra 7 doenças, sendo a diferença entre uma e outra é que a déctupla protege contra 2 cepas de leptospirose a mais que a óctupla. Mas é fato nem é tão importante uma vez que nas zonas urbanas os casos de leptospirose causadas por estas cepas não são comuns. Logo, não é necessário que você vacine seu animal com as duas vacinas, uma apenas seria suficiente. Logo, tanto a v10 quanto a v8 pode ser usada.Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Já tá tão explicado... Mt bom Doutor!
    Vou add vc, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Mel design pelo comentário! Até mais...

    ResponderExcluir
  5. moro numa cidade pequena e ñ temos veterinário para cuidar de nossos cães e para levarmos a uma cidade onde possa ter é difícil. tenho dois filhotes de fila e estou muito preocupada com suas vacinas posso apenas seguir suas orientações? tenho algumas dúvidas sobre remédio p/ verme.

    ResponderExcluir
  6. como faço para saber se meu cachorro precisa de vitaminas?

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucilene. Uma avaliação veterinária aos seus animais seria indispensável....muito importante mesmo. As orientações que cito aqui em meu blog são aquelas sim que devemos seguir, mas cabe ressaltar que existem diversos casos e cado um desses com as suas particularidades! Vacinação é sem dúvida muitooooooooo importante. Como dito, entre 42 a 45 dias devemos estar fazendo nos cães a 1ª dose da V8 ou V10. E depois mais 2 doses e em algumas raças 3 doses até completar as 4 doses! Logo Lucilene, tente ver uma possibilidade de levar seu animalzinho no veterinário ou até mesmo procurar um que possa fazer um visita e assim avaliar seu animal. Vitamina nunca fará mal seu animal....serve na verdade como um complemento a ração que seu animal come. Mas é importante ressaltar que assim como qualquer medicamento, as vitaminas devem ser prescritas por profissionais aptos a isso, porque como qualquer medicamento, doses erradas podem prejudicar a saúde dos animais! Abraço

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Dr. Sidvan!
    Ganhei um cachorrinho, dizem que tem 3 meses, mas ele está com uma crosta na base dos pelos e do tamanho que se cria a crosta estão caindo os "tufos" de pelo....isso é normal ou seria alguma doença grave??? (obs: ele está tomando remedio de anemia e de verme, além de ter muitos carrapatos e pulgas quando chegou).
    Lucy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucy.Pode sim ser alguma reação alérgica causada pela picada dos carrapatos e pulgas. Mas também não podemos descartar micoses (fungos). Assim que puder, poste mais notícias... Obrigado

      Excluir
    2. Boa tarde Doutooooorrr. (feliz)
      Estou postando boas notícias do meu cachorrinho: fui em uma lojinha de ração e comentei o mesmo problema com o atendente e ele me indicou um sabonete famoso anti-pulga, carrapato, sarna, moscas, etc...o meu cãozinho melhorou, agora só tem algumas caspas que aparentemente não estão atrapalhando o crescimento normal e saudável dos pelos. Quase já não está expulsando vermes (creio que está acabando), não tem mais pulgas nem carrapatos e já está com as cores normais vivas (sem anemia creio). Agradeço sua ajuda e de todos que de forma direta ou indireta me ajudaram muito.
      Parabéns pela iniciativa do Blog, nos ajuda muito.
      até mais,
      Lucy

      Excluir
    3. Fico feliz Lucy! Muito obrigado por compartilhar conosco! Abraços.

      Excluir
  9. Boa tarde,

    Tenho um canzinha viralata (6 mese, pequeno porte, muito parecida com bacê, pernas curtas e tortas, e corpo comprido), com sintomas de tetania. é o pré diagnóstico do veterinário.

    Ontem sem razão nenhuma parou de uma vez de brincar, ela é muito agitada, impossível mesmo, perdeu o jogo das patas frontais, teve fortes dores pareciam abdominais e deu diárreia e vômito, não sofreu nenhum ferimento.

    Peço esclarecimento, ela tomou a octupla, e desconheço a descendência pois veio de uma fazenda.

    Umas 3 horas depois já conseguiu firmar as patas de novo mas esta muito fraca devido a suspensão de alimentação e aparentemente com dores.

    Caso seja mesmo a tal tetania, tem cura, vale a pena tratar?

    Grata,

    Viviane

    (vvjunqueira@gmail.com; vivijunqueira@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane.
      Casos de tétano são casos muito complicados de serem diagnosticados por terem semelhanças com algumas patologias. Confesso que não domino muito o caso, mas andei estudando para melhor lhe tirar dúvidas e também adquirir mais conhecimentos para meu dia-a-dia.
      Segundo os artigos que li, O tétano é uma doença tóxicoinfecciosa que acomete os animais domésticos e o homem através de toxinas específicas produzidas pelo Clostridium tetani. A infecção pelo C. tetani ocorre por contaminação de ferimentos de pele ou mucosas. Os sinais clínicos na infecção leve ou inicial são andar rígidos, orelhas eretas, cauda elevada e contração dos músculos faciais e na forma grave caracteriza-se por decúbito com rigidez extensora dos quatros membros, opistótomo, convulsões e até morte por
      insuficiência respiratória que está relacionada à paralisia dos músculos respiratórios e à lesão primária do centro respiratório pelas neurotoxinas.
      O diagnóstico é baseado no histórico do animal, estando sempre associado com descrição de feridas recentes ou procedimentos cirúrgicos realizados de maneira imprópria e nos sinais clínicos característicos da doença. Existem no mercado veterinário soros apropriados para o problema. E todo o tratamento deve ser feito em local extremamente tranquilo, protegido da claridade, devidamente acompanhado pelo médico veterinário afim de neutralizar a toxina tetânica.
      Como dito anteriormente, temos que realizar o chamado diagnóstico diferencial, ou seja, temos que investigar também se na verdade o problema do animal não se trata de outra patologia.
      Espero ter lhe ajudado! Abraço

      Excluir
  10. Boa tarde amigo!Acabei de pegar uma cachorrinha Chow Chow com 6 meses e sem vacinação alguma.Segundo o antigo dono ela teve diarreia e vomitos que quase a levaram a morte quando ela tinha 2 meses,ela foi tratada apenas com soro e alimentação.Gostaria que você me orientasse a respeito de vacinas.Ela tomou remedio para vermes e mesmo assim continua comendo suas proprias fezes.O que faço? Isso e normal?Desde ja agradeço por sua atenção!
    Anderson Moura-RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anderson. Primeiramente quero agradecer sua postagem em meu blog. Bom, a esquema vacinal, como dito no texto acima, deve ser inciado aos 45 dias de nascimento do cão. Após essa primeira dose da déctupla ou óctupla, o animal deve receber mais 2 doses e algumas raças específicas 3 doses de reforço, isso no primeiro ano. A partir do 4º mês o animal já pode ser vacinado contra raiva. Após esse esquema inicial de vacinação, as vacinas se tornam anuais. Lembrando que a vermifugação é muito importante e deve ser realizada a cada 3 meses ou a cada 4 meses.
      O hábito de comer fezes é conhecido como coprofagia e pode estar relacionado não somente a verminose, mas sim com uma gama de problemas. Recomendo que você procure um veterinário para que a vacinação de seu animal seja iniciada. Recomendo ainda que seja realizado um exame de fezes do mesmo para saber se há no momento necessidade de uma nova vermifugação. O veterinário também irá investigar mais profundamente o porquê do hábito de comer fezes do seu animal, ficando assim mais fácil corrigir esse erro de comportamento. Espero ter lhe ajudado! Abraço

      Excluir
  11. Respostas
    1. Dr suas explicações são muito esclarecedoras, gostaria de saber com quanto tempo depois de um tratamento de cinomose um cão póde socializar com outros e apos o tratamento como devo proceder em relação as vacinas .E QUAIS DEVO APLICAR?

      Excluir
    2. Oi Bianca... Então, esse período que você deve aguardar para vacinar seu animal que teve cinomose pode variar bastante. Tudo irá depender de como o animal estiver, se está comendo bem, urinando e defecando sem alterações, ou seja, se o animal possui um estado geral bom... Como sabermos disso? através de um hemograma simples. Se com o resultado deste não encontrarmos alterações significativas, seu animal poderá ser vacinado. O mesmo serve para que ele seja re-socializado aos demais animais. Sendo que é muito importante que os demais animais estejam vacinados corretamente.

      Vacinas a fazer: óctupla(v8) ou déctupla(v10), anti-rábica(vr). Essas são as obrigatórias, mas também recomendo que seja feito a Vacina para resfriado.

      Excluir
  12. Oi Dr. Boa tarde, é a primeira vez que venho aqui, pois estava pesquisando sobre Cinomose e quais são as vacinas que garantem que o meu animal não pegue, pois sei que o Humano pode carregar o vírus na roupa e nos sapatos e o cão de uma funcionária da empresa que trabalho está com cinomose, internado no Hospital Vet. Da Unisa e fiquei com medo até de abarçar a funcionária, é ridículo o medo mas a transmissão pode ser real, mas a minha cachorra é vacinada todo ano, de 6 em 6 meses visita o vet e é bem alimentada, não gorda, mas corretamente, só 4 quilos acima do peso ideal por gostar muito de banana, mas reduzimos a uma a cada dois dias e visivelmente já percebemos a melhora, ela é de grande porte, enfim, preciso me preocupar ou não, acho que é a V10 que ela toma junto com a raiva. Katia
    Katialimacap@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kátia. Entendo perfeitamente sua preocupação, pois a cinomose é uma doença terrível e debilita bastante nossos amigos. O fato do seu animal ser vacinado corretamente ajuda e muito a prevenção contra as doenças. A faixa de desproteção das vacinas importadas é muito pequena e inexpressiva. O que te aconselho e usar no ambiente desinfetantes adequados para uma boa higienização. Existem no mercado pet alguns apropriados para criadores de animais. Logo, estando com vacinas em dia, sendo as vacinas de boa qualidade e importadas, sua preocupação pode ser mínima. Abraço

      Excluir
  13. Booom dia Dr. gostaria de saber se tem problema aplicar a Déctupla
    logo depois de dar o vermifugo. Obrigada e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália... Não há nenhum problema não. Obrigado a você pelo comentário no blog. Abraço

      Excluir
  14. Oi, Doutor! Eu estou com uma filhotinha vira-lata com pinscher em torno de quatro meses. Ela está evacuando mole, com o olho e a barriga inchados. O apetite dela está bom, não teve perda de peso, mas está muito sonolenta, sempre pedindo colo. O que você acha que pode ser? Obrigada desde já, Luíza Bárbara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza... Fica um pouco complicado eu te falar ao certo o que o seu animal tem, mas posso te citar algumas possibilidades: verminoses e intoxicações podem ser os mais prováveis... Não deixe de levá-la a um veterinário.... Abraços

      Excluir
  15. oi douutor , preciso da sua ajuda tenho um cão basset e de vez em quando ele tem febre alta .e chora quando late .Já levei ao veterinário ,tomou antibiotico para doença de carrapato 7 dias de 12em 12 horas .Não resoveu , votei ao veterinario ,tomou antibiotico para os rins ,não resolveu .Ele é castrado , pode ser falha na castração ? Por favor se for possivel me de uma orientação .Desde já agradeço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doença do carrapato pode ser diagnosticado com um simples hemograma e o tratamento para a mesma não é somente de 7 dias!!! Problemas renais também podem ser diagnosticados por exames de sangue, mas precisamente de bioquímica. Uma vez detectado alterações, o tratamento nem é tão curto, na maioria das vezes. Castração uma vez feita de forma forma correta por um veterinário, não teria que apresentar problemas futuros. Mas erros durante a execução dessa, ai sim podemos encontrar algumas alterações da saúde animal.

      Excluir
  16. Olá tudo bem??? Tenho um Boxer de 3 anos, ele tomou as 3 doses de V8, quando filhote, mas por descuido meu não vacinei o ano passado, agora o que eu faço, tenho que dar as 3 doses novamente ou só 1 mesmo, Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana! Não é necessário vacinar 3 doses. Basta você fazer a anual e depois um reforço. Ou seja, 2 doses é o ideal. Fique atenta também para anti-rábica, sendo que esta não precisa de reforço!

      Excluir
  17. Hola!
    Tenho uma duvida,a V8 é a que dizem nacional e a V10 é a importada ou nao tem nada a ver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera... bom, sua dúvida é bem interessante e acredito que muitos tenham a mesma. Não, a v8 pode existir tanto nacional quanto a importada. Isso ocorre também com a v10. O normal é que tanto a v8 quanto a v10 importadas só possam ser vendidas e aplicadas por veterinários... já em casas de ração, geralmente você encontra as nacionais, que qualquer um pode aplicar. Obrigado pela pergunta.

      Excluir
  18. Olá Doutor,
    Gostaria de saber se as vacinas v8 e v10 importadas são mais eficientes do que as nacionais.
    Gostaria de saber tb o nome do sabonete para sarnas carrapatos,pulgas etc, utilizado por Lucy.
    Obrigada desde já.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa, a vacina v10 e v8 importadas são sim mais eficientes que as nacionais.

      Excluir
  19. Respostas
    1. Não Elaine, a V10 Não protege para Raiva.... No texto acima cita as proteções que a v10 faz.

      Excluir
  20. No caso tenho que optar por uma das duas vacinas ? Nao as duas , ou tem que ser as duas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alysson, vc tem que optar por uma ou por outra, NÃO as duas!

      Excluir
  21. Boa Tarte Doutor!

    Tenho um filhote de maltês de 4 meses e o mesmo já tomou as doses da V8 e para tosse, a minha duvida é a seguinte: Mesmo tendo tomado estas vacinas, existe alguma possibilidade dele ter algum tipo de doença citado acima? Existe uma vacina própria para Gripe, qual seria? A anti-rábica ele já vai tomar no final deste mês. Ele também já esta vermifugado.
    Então, ele esta roncando um pouco como se tivesse obstruído e saindo um pouco de secreção pelo nariz, e esta noite ele ainda vomitou. Estou um pouco preocupada, vou levá-lo ao veterinário dele, mas seria possível esclarecer as minhas duvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, infelizmente não existe vacina que proteja 100% um animal, mas te digo que uma vez vacinado com vacinas importadas, essa probabilidade de proteção é bem próxima a 100%, mas não exatos 100%. Anti-rábica deve ser realizada a partir dos 4 meses de idade. E as vacinas para o resfriado canino protegem o animal conferindo-lhes imunidade contra os mesmos. Não significa que o animal não vá ficar resfriado, mas a resposta para recuperação é melhor. Infelizmente a variação de temperatura por esses dias vem aumentando os casos de resfriado.Boa sorte!

      Excluir
  22. Boa tarde Doutor,
    Peguei um filhote srd na rua de + ou - 2 meses, com sarna, vermes e bicheira na perninha. Cuidei bem dele, dei banho com sabonete de enxofre da granado, 2ml por 3 dias de vermífugo,já passou um mês, e ele está limpinho, sem nenhuma crosta na pele, os pelos nasceram bem amarelinhos. Então, pude leva-lo à Clinica veterinária para vacinar. Ele tomou a 1ª dose da octupla no dia 31 de agosto. Só tenho dúvida com relação a usar a v8 e se precisar mudar para a v10, será preciso dar as 3 doses consecutivas outra vez? Porque tem clinicas que só tem a v10 e alegam que não recebem mais a v8 porque está desatualizada. Obrigada! Katia Melo

    ResponderExcluir
  23. Meu cãozinho que está vacinado, lambeu a urina do morcego, meu pai tem um pé de manga e é fácil perceber que se trata da urina ou fezes não sei, mas que é do morcego. Eu moro na Penha, Rio de Janeiro. Meu cãozinho não está se alimentando bem, mas ele sempre foi assim, ele pode ter contraído a doença??
    Morcego também tem a leptospirose ?? São todos os ratos e todos os morcegos, ou apenas alguns, ou os que estão doentes?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosi. Uma vez vacinado, mesmo tendo contato com o microrganismo causador da leptospirose, os riscos são bem reduzidos. Confesso a você que eu nunca ouvi falar da transmissão da doença pelos morcegos, apenas ratos, principalmente Ratazanas e ratos de esgoto/lixos. Falta de apetite na verdade pode estar relacionado a diversos problemas. Procure um médico veterinário, realize exames complementares para saber melhor se existe alguma causa primária para o referido problema. Abraços

      Excluir
  24. ola dr. tenho um filhotinha de pit bull, e vai começar a rotina das vacinas del ela nasceu dia 04/03/2014, foi vermifugada 04/04/2014 e agora quais os procedimentos que devo seguir ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com 45 dias já pode ser vacinada! Tomará a 1ª dose da polivalente (v10 ou v8). E de 21 a 30 dias, a 2ª dose. Novamente após 21 a 30 dias, 3ª dose. Com 120 dias, a vacina a ser realizada é a anti-rábica.Com o término das vacinas, ideal é fazer uma nova vermifugação.

      Excluir

Muito Obrigado pelo seu Comentário... continue sempre comentando.... Até mais!