quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Vacinação de Gatos


No Brasil, existem as seguintes vacinas:

- Tríplice felina: protege contra o calicivírus, o herpesvírus (promotores do complexo respiratório viral felino) e o parvovírus felino (promotor da panleucopenia felina)

- Quádrupla felina: protege contra o calicivírus, o herpesvírus, o parvovírus felino e a Clamídia psitaci (promotora da clamidiose)

- Quíntupla felina: protege contra o calicivírus, o herpesvírus, o parvovírus felino, a Clamídia psittaci e o vírus da leucemia felina. Obs.: para ser vacinado com a quíntupla felina, o gato deve ser testado antes para o vírus da leucemia felina, pois o teste não distingue o antígeno do vírus causador da doença e o antígeno vacinal. Assim, se você vacinar sem fazer o teste, se um dia precisar fazê-lo, o teste dará positivo e você não vai saber se ele está infectado ou se deu positivo por causa da vacina.

- Anti-dermatofitose: é uma vacina nova no Brasil, mas que já está no mercado internacional há alguns anos. E segundo um estudo científico, a vacina não protege o gato completamente da infecção.

- Anti-rábica: é uma vacina obrigatória, pois protege contra uma doença que é uma zoonose muito séria que mata.

No mercado internacional existem ainda vacinas contra: giardíase, PIF e estão testando uma vacina contra FIV (vírus da imunodeficiência felina), mas nenhuma destas vacinas são promissoras. Todas elas têm falhado na proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado pelo seu Comentário... continue sempre comentando.... Até mais!